O aniversário e a lombriga

O apetite infantil, especialmente o masculino, da minha casa anda me assustando um pouco. Os caras vivem com fome, querendo um lanchinho, jantam e ainda querem comer antes de dormir, não há Abílio Diniz que resista!  Mas já que criança tem e gasta muita energia, faz mil atividades e as calças compridas vivem comprovando que eles – de fato! – crescem muito, alimentá-los se faz necessário. (Abre parênteses: mãe é um bicho esquisito, vive reclamando que o filho não come, daí começa a reclamar que come muito, quem entende?).

Então, há as fases das comidas preferidas e não existe sacola retornável que aguente tanto feijão preto, farofa e tomatinho cereja que eles me pedem para comprar. Sabem aquela caixinha de tomatinho cereja? Uma quadradinha e pequenininha? Tenho que comprar três, uma para cada filho e por refeição! A última moda foi morango, eles queriam toda hora, sobremesa do almoço, lanche da escola e sobremesa do jantar. Descobri um caminhão de fruta aqui perto e compro logo quatro caixas de uma vez só. Não que seja o suficiente, nem para um dia. Eu mesma nunca consegui descobrir se o morango do caminhão é bom e Maridinho acha que isso aí é pura lenda, já que ele chega do trabalho depois do jantar das crianças e também nunca viu sobrar moranguinho algum na geladeira.

Num momento de desabafo, eu lá contando os últimos morangos e dividindo tudo exatamente por três, um grande para cada um, um médio, um pequeno e assim sucessivamente, já que não basta a quantidade, os tamanhos também contam (“ele ganhou um morango grandão e o meu pequenininhoooooo”, frase comum por aqui), falei:

- Gente, não é possível! Isso só pode ser lombriga!

As crianças são seres curiosos e basta uma palavra nova para quererem saber do que se trata:

- O que é lombriga, Mamãe?

Vou dispensá-los da explicação do que é uma lombriga, não sabe? Joga no Google. Mas a verdade é que os meninos gostaram dessa idéia de ter um bicho na barriga que precisa comer (quem entende as crianças??) e até apelidaram suas lombrigas. Respectivamente: “Lumbi-Lumbi” e “Biguinha”, as minhoconas loconas e esfomeadas que moram na barriga do Joaquim e do Pedro.

A Manu não viu graça nenhuma nessa história de lombriga na barriga e acho que as meninas são meio assim. Esse papo mais nojentinho não é muito a praia delas, preferem falar de princesas mesmo. Ela terminou seus últimos morangos, escovou os dentes, lavou as mãos e foi fazer a lição. Já faz tudo sozinha, cheia de responsabilidade e da tal autonomia, aquela palavra-chave das escolas de hoje em dia, conhecem?

Manuela completará cinco anos nesse mês de Junho, no p´roximo domingo, dia 24 e isso tem sido um “plus” na hora de fazer a data exigida na lição de casa. Ela foi lá, olhou no calendário e disse: “11 de Junho”. Firmou o dedinho indicador no número 11 do calendário e com o indicador da outra mão foi contando quantos dias faltavam para o tão esperado dia 24.

- Treze, Mamãe! Treze! Faltam treze dias para o meu aniversário!

Terminou a sua lição concentradíssima, apesar da gritaria dos irmãos falando bobagens sobre lombrigas, minhocas, melecas, cocô, xixi e pum!

*****

Se alguém tiver alguma encomenda de Nova Iorque, é só me ajudar ir até lá e eu trago. Cliquem nesse link (http://bit.ly/LLTyGC) e votem no meu post, please!

Dê sua opinião também » 3 já comentaram.


  • Martina

    Lamento dizer que isso ainda vai durar muuuito tempo.Meu irmão caçula vai fazer 18 anos e ainda faz questão de comparar milimetricamente a comida dele com a das outras pessoas e exigir uma porção igual (ou até maior) para ele.E até hoje meus dois irmãos (e mei pai também) fazem piada com supostos vermes intestinais (tipo : pra comer tanto assim ele deve ter duas “solitárias”).

  • Marildacaruso

    Adorei o seu texto! Lembrei de meus tempos de mãe de crianças! Ontem mesmo meu filho de 26 anos comeu todo feliz bife à milanesa, maionese de batata, salada de rúcula e macarrão, coca, salada de fruta e 2 donuts! Será que também tá com lombriga ou é saudade da comida da mãe?! 

  • http://www.facebook.com/paty.winter.1 Paty Winter

    Oie…quero t falar que amei seu blog, sábado a noite minha filha de 5 meses teve febre alta e meu esposo foi levá-la ao hospital e fiquei em casa com meu menino de 4 anos…e naqule desespero de mãe comecei a fuçar na internet alguma coisa para me distrair e achei seu blog, confesso que consegui dar até risada, meu marido chegou as 3 da manhã  e seu blog entrou nos meus favoritos… :) Espero que vc ganhe a viagem, ja te ajudei, tenho uma lista enorme de coisas que quero….mas isso te mando depois que vc ganhar !!!!!
    Bjinhos Paty Winter