O FILHO VOLTOU A FAZER XIXI NA CALÇA???

Verdade seja dita: que mãe nunca experienciou um comportamento regressivo de um filho? E, por comportamento regressivo entendam voltar a fazer alguma coisa que já não fazia mais por maturidade adquirida. Assim, quem nunca ouviu uma mãe dizendo que o filho voltou a usar chupeta, tomar mamadeira, fazer xixi na calça ou chorar ma porta da escola depois de uma linda e bem sucedida adaptação? Situações comuns, principalmente na época da chegada de um irmãozinho ou irmãzinha.

No meu caso, vivi um apego mega master blaster da Manu com a sua imensa coleção de chupetas quando o Joaquim e o Pedro nasceram. Normal, normalíssimo. Nem cheguei a me descabelar, uma vez que a chupeta era uma muleta e um acalma bebê poderoso. Hoje em dia, a chupeta mora no passado, ou melhor, no Pólo Norte, onde habita o bom velhinho de barba branca.

Com os meninos, nada regressivo… até umas semanas atrás.

Posso dizer hoje que tiveram um desfralde rápido e tranquilo, a fralda noturna então, mais fácil ainda, pois foi tirada quando eles já estavam bem condicionadinhos a não fazer mais xixi à noite. Quando dormiam de falda e sentiam vontade de ir ao banheiro, levantavam sozinhos, tiravam a fralda e faziam xixi na privada. Tudo beleza. Até algumas semanas atrás, como eu disse.

Os meus meninos, assim como grande maioria das crianças, têm aquele hábito de não querer de parar o que estão fazendo (leia-se: brincando) para ir ao banheiro e algumas escapadelas e molhadelas de cuequinhas são freqüentes.  O Pedro percebe na hora e corre para o banheiro terminar o serviço. O Joaquim, não. Faz tudo durante a brincadeira e continua brincando, nem se incomoda. O Pedro faz gracinha para o Joaquim, que literalmente molha as calças de tanto rir. Por mais que eu fique em cima, levando ao banheiro como se fosse um recém-desfraldado, não rola e escapa. Tive uma conversa mais séria com  Joaquim, no meio de uma festinha, ocasião em que ele fez xixi na roupa e acabou ficando sujo e molhado mesmo, pois carregar bolsa com troca de roupa para um moleque de quase 4 anos, é para os fracos, ou para as mães que não têm 3 filhos para carregar por aí, bagagem suficiente.

Voltando à conversa, descobri que o menino Pedro tem autorizado o menino Joaquim a fazer xixi na calça!!! Ele percebe que o irmão gêmeo mais velho tá lá se contorcendo de vontade, segurando o pipi e diz:

- Pode fazer, Quiquim!

E assim, ele faz xixi na cueca, na calça, na bermuda, na meia, no tênis, em casa, na festa, na rua, na chuva, na fazenda, ou numa casinha de sapê.

Daí, não sei  fico na dúvida sobre o que é pior: o comportamento regressivo ou a autoridade do irmão gêmeo mais novo ser maior do que a da própria mãe.

O que será que me aguarda num futuro próximo?  E num distante?

Dê sua opinião também » 28 já comentaram.


  • Marta

    Camila!! Eu tenho gemeas com 2 anos e 11 meses, e aconteceu comigo tb a Giovana ´´e otima percebe que esta com vontade sai correndo para o banheiro, ja a Daniela nao, e a umas semanas atras percebi que ela comecou a fazer de proposito na calca, na cama, e as vezes era pouco ou seja ela queria mesmo chamar atencao. Tive que chama-la e ter uma conversa mais seria, tipo ” filha a mamae faz xixi na calca, na cama, na calcinha???entao, vc ja e uma mocinha,etc,etc” e por ai foi……………! Deu resultado! ela deu uma melhorada! boa sorte! bjss

  • http://www.turbotatox.blogspot.com/ Chris

    Camila, se descobrir como resolver o problema, por favor, me conta? O meu tem 4 anos e 4 meses e até hoje rolam várias escapadelas. Algumas maiores, outras menores… Mas todos os dias… Já conversei, briguei, ignorei… Não sei mais o que fazer… :(
    Bjs

  • MaedeDuas

    Cá, é com muito orgulho que eu te conto que acab(amos)o de sair dessa fase. Fiz simpatia, chantagem, conversei, briguei (eu sei, não é o mais indicado mas paciência tem limite, né?) e as escapadelas aconteciam sempre, várias vezes ao dia. A única coisa que adiantou (tá preparada?) foi esperar o tempo dela. Parece que tem uma chavinha na cabeça deles e quando a Lia resolveu que ficar seca era mais legal do que ficar molhada, tudo se resolveu… 90% das vezes.
    Boa sorte com os acidentes molhados!
    Beijos

    • Aline Medeiros

      Oi PriPerlatti, estou passando por isso aqui em casa também, agente pensa muitas coisas, tipo, que pode ser problemas na urina, ou pode está querendo chamar atenção, ou nos desafiar, sei lá….eu já briguei, já chantagiei também, enfim…mas minha filha de 2 anos e 10 meses que hávia desfraldado a mais de 5 meses voltou a fazer o xixi na calça, ela deixa escapar um pouquinho e corre pra terminar no vaso rsrsr, mas acredito que você tenha razão, falei pro meu esposo que é melhor ignorarmos, que assim se ela estiver querendo chamar atenção, ou nos desafiar, ela vai acabar parando…..mas se você puder me dar umas dicas…..fico grata!
      Abraço,
      Aline

  • Lu Azevedo

    Da ca um abraco. Aqui não tem irmão pra dizer que faça, mas tem irmã bebê pra instigar a molhança nas calças. Ela pode, eu também posso.

    Hoje o dia começou bem com Nic pedindo pra usar cueca e indo ao banheiro, mas terminou com 3 escapadelas e… fralda nele. O jeito é esperar o tempo dele.

    Beijos e boa sorte!

    Lu

    • Clécio Tadeu

      Olá papais e mamães, vejo que a melhor solução é o tempo como foi passado por PriPerlatti, com a tal chavinha.
      O meu de 06 anos está nessa situação.
      Qualquer descoberta postem a solução, enquanto isso, vamos as malinhas com roupas.
      Abraço

      • Tatiana Faleiro

        Amigas alguem tem alguma dica? Ja nao sei que faco a minha tem 8 e faz pq tem preguica de largar a brincadeira.

        Abracos

  • Liviabrigoni

    Camila, hoje estou passando por aqui por um motivo diferente: gostaria de convidá-la a participar de uma blogagem coletiva que estou propondo em meu blog em Homenagem ao Dia das mães.
    Para saber mais sobre essa blogagem, dê uma passadinha lá no blog onde eu explico tudo direitinho!

    Beijos!

    Lívia.

  • Vanessa

    Camila, o Arthur tb está assim, faz uns quatro dias… nunca teve escapadelas mas agora começou… as vezes até o xixizão todo na calça… e ele não tem maninhos pra dizer q pode… hehehe
    Acompanharei…

    Vanessa – RS

  • Rosanatrimae

    Miga nesse assunto de desfralde eu sou leiga, pois os meus tri vão usar fraldas até os 15 pelo que tudo indica.
    Mas já aconteceu de regredirem em outros aspectos como por exemplo, voltarem a xeretarem em lugares aonde já não mexiam a tempos.
    E agora que já estão com 2 anos e 2 meses, confesso que tudo pode acontecer para quem tem três filhos, e como já estamos em frangalhos vamos fingir que ainda temos paciência hehe.
    bejos

  • Maria Thereza

    Gente, mas a cada post eu vejo o quanto esses seus filhotes são uma figura!! Imagina bem o Pedro falando pro Joaquim que pode fazer!!! hahahahahahahahahahaha

    Essas regressões, acho que voltam piores! A Lara, não sei porque, voltou (ou começou) a colocar tudo na boca. Ela não colocava muito, mas agora é TUDO MESMO, e faz olhando pra gente, como que para desafiar!

    Posso com isso?

  • Michelle Vilela

    hahahahaha que sacaninha esse Pedro!!!!! ( tem que rir pra nao chorar, ne amiga?) 

  • Elis

    Olha… também estamos passando por esse dilema… Minha filha Sophia de 03 anos e 08 meses resolveu fazer xixi na calça, no sofá de casa, no sofá da casa dos avós… todo lugar que vamos, preciso levar uma troca de roupa a mais.
    E não é por falta de conversa não… a gente fala com ela para sempre ir no banheiro fazer xixi, pois ela é uma mocinha, e mocinhas já não fazem mais xixi na calça, ou em qualquer outro lugar que não seja no banheiro.
    Meu marido acha que ela está nos desafiando, pois quando perguntamos se quer fazer xixi ela diz que não está com vontade, e quando menos esperamos a calça está ensopada e principalmente o sofá.
    O colchão da caminha dela nem se fala… preciso trocar com urgência!
    E quando, mais uma vez, perguntamos porque não foi ao banheiro ela responde que não sabe e ainda levanta os ombrinhos! Será que pode ser algum problema urinário? Sei lá, urina solta?
    Ou é esquecimento mesmo? Já não sei mais o que fazer, meu marido está preocupado.
    Socooooorrrooo

    • Priscila

      meu Deus, pensei que só eu estava passando por esse problema. Minha Filha depois de começar a escolinha, tb vem todos os dias molhada. Já falei com a professora e coordenadora e elas afirmam que a Bia nunca quer ir ao banheiro e qdo menos esperam, já está molhada . Tb não sei mais o que fazer! Ela já operou 2 x o intestino e morro de medo de pegar uma infecção e pra melhorar ela é portadora de Fibrose Cística . Só Deus mesmo pra ajudar !!!

      • raquel

        Oi eu tb to passando por isso,ela ja deixou a fralda ha 3 meses,e na escola faz direitinho,descobri que é só comigo, e por coicidencia ou nao na semana que meu pai morreu ela começou varias vezes por dia,só qdo esta comigo,e ela nao tinha contato com meu pai,e ja bati varias vezes e conversei e nada…ai me disseram que nao é pra repreender e mesmo assim ela me desafia…to ficando louca!!

  • Naramuricy

    Ionara muricy, gente estou passado por isso , Emanuel tem 3 anos e ja tinha tirado as fraldas a tempo,mas agora ele esta fazendo xixi e coco nas calças e eu estou super preocupada .Sera que algum trauma.estou descofiada da creche!

  • Livia c lourenço

    nossa tambem estou no mesmo dilema minhas filhas gemeas de 3 anos e 6 meses voltaram a fazer xixi na roupa , ja conversei ja deixei de castigo , ja deixei molhada
    mais nada esta adiantando estou me descabelando porque o ano que vem elas vao para a escolinha e nao sei o que fazer
    pior que tem semanas que elas ficam bem sem fazer xixi tem semanas que elas fazem o dia todo sera que alguem pode me ajudar ai …

  • Wesley33usa

    minha filha tem 3 anos e sempre  faz xixi na calcinha…sera q devo conrrigi-la
      chamar a atencao dela. ja  q nao a  nenhuma  infecçao urinaria?
    CREIO Q ELA  JA ACUSTUMOU…

  • Gabrielamonteiro

    Eu tenho 3 filhos Gustavo de 16, Gabriel de 12 e a Giulia de 8 meses, os meninos já estavam bem crecidinhos quando a Giulia nasceu mas mesmo assim o Gabriel recrediu hoje ele faz xixi na cama, mama mamadeira e usa chupeta.�
     A pisicologa que indico isso, para que ele soubece que mesmo com a chegada da Giulia ele ainda é meu filhinho 

  • Eveliny

    Oi Camila tudo bem? O meu filho tem três anos e toda vez que chamo atenção dele ele faz xixi na calça esse comportamento é normal?

  • Karla Silva

    Minha filha Mariana também voltou a fazer xixi nas calças, depois de já estar indo ao banheiro direitinho e sem acidentes. E quando vi que suas roupas estavam voltando da creche ensopadas de xixi, comecei a me preocupar. Conversas, ficar sentada no sofá sem poder brincar, ajudar a secar o xixi do chão…mas pelo que li dos comentários aqui, o jeito é ter paciência e esperar o tempo dela. Porém minha maior preocupação é se estou errando em alguma coisa.

  • Paulo

    minha filha tem 3 anos e 5 meses e voltou a fazer xixi na calça.Ja expliquei que é feio que tem que nos pedir mais quando menos espero ela fez.
    E começou tambem a tudo que pede e fazendo mimo e chorando ..

  • Caroline

    gente eu tenho um filho de tres anos e seis meses ja tiramos a fralda dele e agora ele deu de fazer xixi e coco na roupa de dia de noite eu ainda uso fralda nele mais de dia ele faz isso vaarias vezes ao dia ja levei no medico fiz vaaarios exames e nada.. me ajudem que que eu faço? ja me falaram que pode ser friagem mais eu nao sei :/

  • Denise Rocha Felix Rodrigues

    aiii que desespero minha filha tem 4 anos e 2 meses e voltou a fazer xixi na cama literalmente p chamar atencao. Depois de uma grande luta com o filho mais velho q fez xixi na cama ate os 6 anos (tinha o sono muito pesado) enfim vencemos com ele e agora um ano depois comeca a luta com a Jessie que desde os 2 anos nao usa fraldas e nunca molhou a cama. PQ??? agora as 4 anos PQ??? ela tem capacidade de acordar sequinha e dalhe um xixizao na cama e fica la deitada esperando eu perceber!!! pode isso??? ja fiz de tudo com ela, conversa muita conversa, chantagen, presentes, passeios, castigos ate o alarme do irmao usamos o q piorou a situacao. ja nao sei mais o q fazer :-( sei q e pra chamar atencao mas quanta atencao, ela fica 3 dias sem fazer toda alegre nao se cansa de dizer como papai e mamae estao felizes pois ela nao faz xixi na cama e derrepente acorda e faz xixi, como q pra dizer cansei desse tipo de atencao agora quero ver vc brava comigo. nao entendo……. ahhh depois de tanto nao sei o q fazer com a Jessie kkkk com o Patrick q tinha o sono pesado descobrimos um alarme q foi nossa salvacao. e um sensor q vc coloca na cuequinha e ele despara gritando feito louco assim q a crianca comeca a fazer xixi (o sensor e tao rapido q qualquer comeco de umidade despara) dando assim tempo para a crianca acordar e correr para a banheiro. um bjo grande a todas :-)

    • Priscilla

      Oi Denise gostaria de saber onde você comprou e quanto pagou nesse sensor urinario. Estou passando pelo mesmo problema e gostaria de tentar essa alternativa. Obrigada

  • sandra

    estou com o mesmo problema minhas gêmeas de 3 anos voltaram a fazer xixi na roupa,foi depois do aniversario de 3 anos…é o tempo todo na creche não tinham roupa pra voltar pra casa,a cama nem se fala….o que eu faço????

  • Mariana

    Meu filho está com 3 anos e 5 meses e depois que entrou na escola voltou a fazer xixi na calça. A professora me chamou para conversar para ver se estava acontecendo alguma mudança na vida dele e eu falei que tudo normal. Tento conversar com ele para ver se ele fala o que está acontecendo e ele sempre quer mudar de assunto falando de uma pinta que tenho perto da boca, ele fala: “porque você não pinta isso de vermelho” rsrs. Não sei mas o que faço.

  • Carina Aranda

    Tenho meu filho com 5 anos e ja não sei mais que fazer,de dia tudo bem faz o xixi na sanita, tudo normal,a noite quando mando para a cama,deito-o viro costas passado 5 minutos vou la ele faz xixi por todo lado,é na cama, é no chão é na cama da irma mais nova, é no brinquedos como posso reagir ou fazer com isto?mas sem molhar as cuecas ou o pijama dele
    Ajudem-me pfv